quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Segurança Alimentar: Como higienizar frutas, legumes e verduras?!

Olá queridos leitores,
 
Alimentar-se bem não significa apenas comer os alimentos adequados, na hora certa e com variedade. Além de tudo isso, alimentar-se bem também é comer de forma segura.
Por este motivo, vamos falar um pouco esta semana sobre outra área da Nutrição que apresenta grande importância no nosso dia a dia, a Segurança Alimentar.
Os bons hábitos na hora de preparar as refeições, também conhecidos como Boas Práticas, são fundamentais para a saúde. Tais práticas devem ser seguidas mais rigidamente em estabelecimentos fornecedores de alimentos, como restaurantes, lanchonetes, entre outros, através do cumprimento de regras e leis bastante rígidas. Porém, ter hábitos higiênicos adequados na hora de preparar as refeições em casa também é fundamental.
Muitas doenças podem ser transmitidas através de alimentos, elas são chamadas de DTA’s (Doenças Transmitidas por Alimentos). Os sintomas mais comuns são diarreia e vômito, mas podem vir acompanhadas também de febre, dores de cabeça, desconfortos abdominais, entre outros sintomas. Casos de intoxicação alimentar muito graves, podem levar até a morte. Essas doenças são adquiridas através do consumo de alimentos contaminados, ou seja, alimentos que de alguma forma adquiriram parasitas, substâncias tóxicas ou microorganismos  nocivos à saúde humana.
A contaminação dos alimentos pode ocorrer através de diversas práticas inadequadas, alguns exemplos são: manipular alimentos com as mãos mal higienizadas, misturar produtos de limpeza com produtos alimentícios, deixar os alimentos em temperatura inadequada por períodos prolongados, armazenar produtos por períodos além do recomendado, entre muitas outras.  Não higienizar adequadamente os alimentos, principalmente aqueles consumidos crus, também é uma forma de adquirir DTA’s.
 
 
Existe muitas maneiras de evitar a contaminação e a intoxicação alimentar. Esta semana vamos falar sobre uma delas: a higienização adequada de frutas, legumes e verduras. Tal procedimento deve ser realizado com o uso do hipoclorito de sódio, produto vendido em supermercados, farmácias, alguns postos de saúde e outros locais do seguimento. É importante ressaltar que este é o procedimento mais adequado e eficaz de higienização e que o hipoclorito de sódio utilizado deve ser do tipo específico para alimentos. O procedimento deve ser realizado da seguinte forma:
  • Diluir o hipoclorito de sódio em bacia com água de acordo com as proporções informadas pelo fabricante;
  • Colocar os legumes, frutas e verduras na mistura e deixar pelo período orientado no rótulo do produto (normalmente em torno de 15 minutos);
  • Enxaguar bem em água corrente e potável;
  • Os alimentos estarão prontos para o consumo seguro!
Prontinho, agora vocês já sabem como consumir de forma segura as frutas, legumes e verduras crus. E lembrem-se, alimentar-se de forma segura através de práticas adequadas e cuidados na hora de conservar e preparar os alimentos também é uma forma de cuidar da saúde!
 
Nara Baptistella Rabechi
Nutricionista
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário