terça-feira, 3 de setembro de 2013

Brigadeiro pode?!?

Olá leitores,

Muitas pessoas, quando pensam em ir ao Nutricionista, logo imaginam que não vão poder comer mais nada daquilo que gostam, que terão que fazer uma dieta difícil e que será um grande sacrifício. Por este motivo, esta semana, resolvi falar um pouco sobre o que é uma alimentação saudável e sobre o verdadeiro papel do Nutricionista, em minha opinião!
Sempre gosto de dizer que alimentação saudável e equilibrada é aquela que contempla todos os grupos de alimentos, inclusive àqueles preferidos, que muitas vezes são considerados “proibidos”. Na Nutrição, não gosto de dizer que algo é proibido, mas sim que certas coisas devem ser consumidas com menor frequência. Um exemplo muito comum é o chocolate! A grande maioria das pessoas adora chocolate, mas muitas vezes deixam de comer por medo de engordar. Mas a vontade é tanta que uma hora ou outra, elas vão querer comer uma grande quantidade para compensar a restrição, o que possivelmente ocasionará uma sensação de culpa e, neste caso, um possível ganho de peso, uma vez que o consumo foi exagerado! Mas então, o que devemos fazer nestes casos?!


Comer uma pequena quantidade daquele alimento preferido quando estamos com vontade, não trará ganho de peso! Dentro de uma alimentação saudável, cabe sim um brigadeiro, ou uma bolinha de sorvete, ou qualquer outro alimento! Só devemos aprender a respeitar a nossa vontade e nosso corpo, sem exagerar nas quantidades e considerando as limitações de cada um, lembrando que em patologias específicas, certos alimentos precisam ser evitados!
O papel do Nutricionista é ajudar as pessoas a terem uma boa alimentação para a vida inteira, proporcionando saúde, qualidade de vida, e bem estar em qualquer fase da vida do ser humano! Por este motivo, buscar um acompanhamento nutricional com profissional capacitado é fundamental.
Alimentação não é apenas nutrir o corpo. Alimentação é cultural, social, sentimental, fisiológica...possui importância e significados diferentes para cada indivíduo e tudo isso deve ser respeitado e considerado! Portanto leitores, permitir-se sentir prazer na hora de comer é essencial, faz a alimentação ficar mais natural e a vida mais saudável!

Nutricionista
Nara Baptistella Rabechi


Nenhum comentário:

Postar um comentário