quarta-feira, 3 de julho de 2013

Hipertensão Arterial

Olá queridos,

Esta semana vamos falar sobre uma patologia que acomete grande parte da população, a Hipertensão Arterial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, no mundo em 2008, 40% dos adultos com mais de 25 anos foram diagnosticados com essa doença, o que nos mostra a importância de falar sobre este assunto.
O coração é o órgão responsável por bombear o sangue por todo o organismo, dessa forma, é possível que o oxigênio e todos os nutrientes e substâncias essenciais para o nosso corpo alcancem todos os nossos órgãos e tecidos.  A pressão arterial é gerada pela força que o sangue exerce sobre a parede das artérias e a hipertensão ocorre, quando esta pressão está constantemente elevada nos vasos, dificultando assim o trabalho do coração.  A Hipertensão é diagnosticada quando a pressão sanguínea mantem-se frequentemente igual ou acima de 140 por 90 mmHg, ou seja, 14 por 9, como fala-se informalmente.
A Hipertensão é uma doença que não apresenta muitos sintomas e por isso, pode ser muito perigosa. Sem o tratamento adequado, ela pode causar diversos danos ao organismo. Essa doença é responsável por 45% dos ataques cardíacos e 51% dos acidentes vasculares cerebrais (Organização Mundial da Saúde), além de causar problemas renais, nos olhos, entre outros.
Existem alguns fatores de risco para o surgimento da Hipertensão. Entre eles estão: o tabagismo, altos níveis de colesterol sanguíneo, sedentarismo, diabetes, histórico familiar, obesidade, consumo exagerado de álcool e alimentação inadequada.


Em relação à alimentação, devemos destacar o consumo de sódio, um componente presente, principalmente, no sal e nos produtos industrializados, como temperos e molhos prontos. O sódio é um dos principais responsáveis pela elevação da pressão, por isso, seu consumo deve ser moderado, tanto no tratamento como na prevenção  da doença.
De maneira geral, é necessário ter uma alimentação equilibrada, com consumo regular de frutas, legumes e verduras, preferir os cereais integrais, baixo consumo de gordura saturada e consumo de água adequado. Para isso, o acompanhamento nutricional com profissional capacitado é essencial. Além disso, o acompanhamento médico frequente também é extremamente importante para a prevenção e tratamento da doença.
A hipertensão é apenas uma de tantas doenças crônicas que apresentam os hábitos inadequados de vida como um dos fatores de risco. Portanto, levar uma vida saudável e com menos preocupações e excessos, é o primeiro passo para ter maior qualidade de vida e bem estar.

Nara Baptistella Rabechi
Nutricionista



Nenhum comentário:

Postar um comentário