quarta-feira, 20 de março de 2013

Licopeno


Olá leitores,

Essa semana vamos falar sobre um nutriente muito importante para a nossa saúde! Vocês já ouviram falar do licopeno?
Bom...então, vamos lá!
O licopeno está presente no grupo dos carotenoides, que são pigmentos que fornecem a coloração vermelha - alaranjada para frutas e vegetais. Ele é o carotenoide predominante no sangue e nos tecidos humanos, principalmente no fígado. O licopeno oferece muitos benefícios ao nosso organismo, como a intensa atividade antioxidante, sendo ele o carotenoide mais eficiente para tal função.
Para que vocês possam entender melhor, os nutrientes antioxidantes possuem a capacidade de reduzir o estresse oxidativo, que se caracteriza pela produção excessiva de radicais livres no nosso organismo. Esses radicais livres são produzidos a partir de reações metabólicas, como a respiração, além de fatores externos. O acúmulo de grande quantidade desses radicais livres pode dar origem a diversas doenças, além de acelerar o processo de envelhecimento. Por isso, os nutrientes antioxidantes são tão importantes para à saúde.
Outro benefício muito estudado do licopeno é sua ação na prevenção de câncer, principalmente o câncer de próstata, muito frequente na população masculina. Além disso, existem evidências que mostram também uma ação na prevenção de doenças cardiovasculares e atividade anti-inflamatória a partir do consumo desse nutriente.
O licopeno está presente em frutas como goiaba vermelha, mamão, pitanga e melancia. Mas sua fonte mais importante é o tomate e os produtos derivados dele.
No entanto, o tomate cru não oferece o licopeno em sua forma mais biodisponível, para que isso ocorra é necessário que o tomate passe por um processamento com presença de calor e  uma fonte de gordura. Por isso, as melhores fontes do nutriente são os molhos e purês de tomate. Lembrando que o tomate cru também é muito saudável, pois é uma ótima fonte de fibras e minerais.
Uma ideia legal e muito prática para consumir o licopeno é uma receita chamada por mim de “Tomatinho Funcional” (A preparação da foto fui eu mesma que fiz, especialmente para vocês!).


Para preparar é muito fácil e rápido. Basta picar os tomates (quanto mais vermelhos melhor) e colocar em uma frigideira com um pouquinho de azeite de oliva extra virgem.  Deixe refogar até que fique bem molinho. Depois acrescente os temperos naturais que desejar, como manjericão, orégano, cebola, alho, etc.
Está pronto! Seu Tomatinho Funcional, fonte de licopeno pode ser um ótimo acompanhamento para seu almoço ou jantar e tornar sua refeição ainda mais saudável!


Obrigada,

Nara Baptistella Rabechi
Nutricionista.
  

  

2 comentários:

  1. Que delícia! Não conhecia o licopeno e não sabia que podia ser tão importante e gostoso (como a receita da foto). Parabéns pelo site e muito sucesso cunhadinha! Beijos, Tomaz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Tomaz, fico muito feliz! Tente fazer qualquer hora, tenho certeza que vai gostar. É muito fácil e saudável!
      Obrigada cunhado!

      Beijo enorme

      Excluir